Domingo, 31 de Julho de 2011

Entrevista feita a Reinaldo Ventura pelo site fisicatvedras.tk


Site:
 Como começou o fascinio do Reinaldo pelo hóquei em patins?
R.V.: O meu fascinio nasceu por dois motivos. Primeiro porque a maioria da minha familia praticava hoquei, mas não posso deixar de referenciar o meu pai como amante da modalidade e o meu padrinho como treinador que foram os que mais me influenciaram a entrar e a amar esta modalidade, e segundo porque nasci e cresci numa terra que adora hoquei e dai a começar a jogar foi um passo muito pequeno.

Site: Como chegou ao Porto e às camadas superiores do hóquei?
R.V.: Cheguei ao Porto com 12 anos para fazer a ultima epoca de infantil e ate hoje ainda por aqui me mantenho, todos os anos que passei nas camadas jovens fizeram me crescer e absorver os muitos ensinamentos que me foram passando e que mais tarde quando subi aos seniores tornou com que minha entrada fosse mais tranquila. Lógico que sem muito trabalho nada disto teria sido possivel e ainda hoje assim o é.

Site: Como é que conseguio impôr o respeito que tem no mundo do hóquei em patins?
R.V.: Penso que o "respeito" se vai ganhando respeitando todos aqueles que como eu fazem tudo para vencer, não tentando passar por cima de ninguem para atingir os meus objectivos. Depois penso que tambem pelo facto de estar numa equipa vencedora tambem ajuda.

Site: Falasse bastante que o Porto é muitas vezes ajudado pelas equipas de arbitragem nos jogos de hóquei em patins. Sente que isso acontece?
R.V.: Penso que isso é um absurdo porque é apenas uma desculpa para o facto de vencermos à 9 anos seguidos.

Depois penso que as pessoas deveriam perceber que os arbitros trabalham em condiçoes precarias e em condiçoes de aprendizagem reduzidas e onde só a experiencia ajuda a se tornarem melhores arbitros, isto para dizer que na minha opiniao nao existem arbitros que prejudiquem qualquer equipa, apenas erram como os jogadores e treinadores e todos deveriam aceitar mesmo que por vezes o calor da luta não ajude...

Site: Este ano, possivelmente é um dos anos mais complicados para a equipa portista.
Um 3º lugar nesta altura tem surpreendido muitas pessoas. O que acha da grande subida do Benfica? Luis Viana veio fazer com que o Benfica aumentasse de desenvolvimento? A Oliveirense do seu ex colega Tó Neves está a ser implacável?
R.V.: Sim este tem sido um ano muito dificil para o Porto mas o terceiro lugar nao nos assustava porque sabiamos que ainda poderiamos chegar ao primeiro mesmo com o Benfica mais forte com os reforços a aumentarem a qualidade da equipa e com a Oliveirense a jogar muito este ano à medida do seu treinador que conseguiu por a equipa nesta fase a lutar pelo campeonato.
Quanto ao Luis Viana está ao nivel que sempre esteve, marcando muitos golos e ajudando a sua equipa a vencer jogos sendo a diferença que este ano tem uma equipa que o apoia e na qual lhe dá condiçoes para lutar por algo como acontecia no Barcelos e onde ele tambem se evidenciou.

Site: Acredita que o Porto irá alcançar o 10º campeonato?
R.V.: Sim acredito.

Site: O Porto acredita que pode chegar à vitória da Liga Europeia nesta temporada?
R.V.: Continuo a acreditar que sim, acho que já merecemos, já perdemos de todas as formas, nos penaltis, no golo de ouro, no prolongamento normal, no jogo, por diferença de golos, penso que temos sido persistentes o suficiente para pender para o nosso lado este ano.

Site: Pedro Gil não tem estado ao seu grande nível ao qual nos habitou em outros tempos. Acredita que isso deve-se à excelente época do Reinaldo?
R.V.: Não concordo, o Pedro tem marcado menos que nas outras epocas mas tambem sabe que isso é o que menos importa quando lutamos todos por um objectivo. Somos campeões durante tanto tempo pensando dessa forma e por nada a mudaremos, porque tem dado resultado.
Ele continua a ser o melhor jogador do mundo e há-de o ser por muito tempo porque vive o hoquei de uma forma apaixonada e muito intensa. Depois temos que perceber que este ano ele tem muito mais assistencias que nos outros anos o que faz com que tudo junto esteja a fazer uma grande epoca.


Site: Como é que o Reinaldo após estes anos todos, é ainda capaz de surpreender todos com uma época individual fantástica como esta que está a fazer? Qual o seu segredo?
R.V.: Trabalho sempre para estar o melhor possivel mesmo sabendo que nem sempre estamos no nosso melhor, mas como disse antes o que a mim me interessa é que a minha equipa ganhe e nao eu marcar 5 ou 6 e depois a equipa perder.

Pratico um desporto colectivo e como tal o que me move sao os resultads de todos.
Treino para estar sempre no meu melhor e depois naturalmente os resultados  aparecem.


Site: O que pensa do plantel da Física? E qual é o jogador estrela que o Reinaldo acha que faz a diferença na Física?
R.V.: Penso que a Fisica é uma equipa bastante equilibrada com jogadores experientes e uma equipa dificil de vencer quando joga em casa com o apoio dos seus adeptos. Nenhum jogador se evidencia muito o que só traz vantagens porque significa que tem um plantel bastante homogeneo e com o qual qualquer equipa se preocupa.

Site: O que acha de Vitor Fortunato como treinador e a sua carreira de jogador?
R.V.: Falar de um jogador que ganhou o que o Vitor ganhou é muito dificil e fácil ao mesmo tempo, faltam palavras para no fundo dizer que andamos todos aqui para tentar ganhar um pouco do que ele ganhou, jogador de topo.

Como treinador, o bom trabalho na Fisica e com a experiencia acumulada só poderá evoluir.


Site: O Porto saiu de Torres Vedras bastante irritado após a eliminação nas meias finais da Taça de Portugal na época passada? O que correu mal?
R.V.: Como disse atras ganhar à Fisica em casa é muito dificil e nós no ano passado sentimos muitas dificuldades na Taça e acabamos por perder. muito por culpa nossa e por isso nos cstou tanto, a nossa cabeça estava na liga dos campeoes e por isso nao jogamos ao nosso nivel. Mas estiveram de parabens os jogadores da Fisica que estiveram muito bem e felizes.

Site: Porque é que o hóquei em patins deixou de aparecer nas televisões portuguesas e o que falta para voltar a evoluir?
Site: Acha uma enorme perda, as televisões não transmitirem jogos de um campeonato como o nosso que está a ser disputado o título a 4 e a descida pelos restante 12 planteis?
R.V.: Penso que ambas as perguntas merecem a mesma resposta, o hoquei perdeu muito com a perda de visibiidade, perdeu a possibilidade de ter grandes patrocinios, perdeu em adeptos, perdeu no recutramento de novos jogadores perdeu em demasiada coisa para não se fazer nada para alterar ou tentar alterar o estado das coisas.

Os jogadores continuam a fazer o seu papel agora cabe a todos os dirigentes que envolvem a modalidade mudar algo e puxar novamente a tv e os jornais a se interessarem novamente porque o amor dos portugueses pela modalidade continua lá, mas adormecida.


Site: O que acha do nosso site e do apoio que damos à nossa equipa que é a Física de Torres Vedras? (fisicatvedras.tk)
R.V.: Voces fazem um trabalho fantastico e sao um meio de divulgação enorme nao só para o hoquei como para todas as modalidades do clube.

Continuem o bom trabalho.

Site: Muito obrigado Reinaldo e bom resto de época.
ATENÇÃO: Esta entrevista foi feita na altura em que o Porto estava em 3º, não foi lançada antes devido a permissões do Porto, pois é preciso autorização para se entrevistar jogadores portistas.
publicado por A.E.F.D. às 09:52
link do post | comentar

Copyright Info / Física TK © 2011 - Todos os Direitos Reservados.
www.FisicaTVedras.tk